Printed Memories: tecnologia mais inclusiva
Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância
22 Junho, 2018
Acordo de Prestação de Serviços de Saúde – Cooperativa do Povo Portuense
21 Agosto, 2018

Printed Memories: tecnologia mais inclusiva

A Misericórdia de Gaia celebrou um protocolo com a Ricoh no âmbito do projeto de Responsabilidade Social Corporativa “Printed Memories”.

Esta colaboração tem como objetivo beneficiar a Santa Casa através de várias iniciativas que pretendem valorizar a resposta da Instituição nos serviços prestados a doentes de Alzheimer, utilizando tecnologia de suporte a atividades de terapia de memória e psicoestimulação.

O Alzheimer é uma doença degenerativa que afeta cada vez mais pessoas, e cuja expectativa futura é o aumento de casos nas camadas da população ativa.

A escalada dos casos de demência nos equipamentos da Misericórdia constitui um desafio num contexto bastante oportuno à especialização dos serviços de assistência, iniciado com os trabalhos que culminaram na recente certificação de qualidade Equass Assurance.

Este protocolo, apoiado na própria cultura corporativa e dinâmica social da Ricoh, iniciou com a divulgação e sensibilização aos trabalhadores da empresa, que vestiram a camisola “Printed Memories, Remember”. Desde então promoveram e participaram em atividades de recolha de fundos para apoiar as Instituições protocoladas, permitindo beneficiar a Santa Casa com quadros interativos que serão utilizados em atividades de psicoestimulação. Paralelamente, a Ricoh irá oferecer álbuns de fotografia digitais a doentes de Alzheimer, no âmbito da terapia da memória.

A Santa Casa, no sentido de valorizar esta oportunidade, pretende concertar uma equipa interna multidisciplinar formada pelo serviço de psiquiatria, que trabalha a validação de diagnósticos, o serviço de psicologia, que trabalha a avaliação das competências conservadas e, por fim, pelo serviço de animação sociocultural responsável pela operacionalização das atividades.