05 dezembro Dia Internacional do Voluntariado
Assembleia Geral aprova Plano de Atividades e Orçamento para 2021
3 Dezembro, 2020

05 dezembro Dia Internacional do Voluntariado

O Dia Internacional do Voluntariado é celebrado todos os anos no dia 5 de Dezembro.

A data tem como objetivo incentivar e valorizar o serviço de Voluntariado em todo Mundo.

A data foi proclamada em Dezembro de 1985 pelas Nações Unidas.

O Voluntariado é um ato de cidadania, de participação e de partilha.

Todos os cidadãos deviam ter essa consciência cívica de dar um pouco de si aos outros, sendo Voluntários.

Em Portugal tem aumentado o número de Voluntários, mas ainda somos muito poucos, face à população portuguesa.

Temos e devemos fazer esta pedagogia, apelando aos Portugueses para que participem mais como Voluntários, das mais diversas formas, designadamente através das múltiplas, Instituições e Associações que existem no País.

É assim que procedemos na Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Gaia, onde temos um Serviço de Voluntariado, fez este ano, 31 anos, com um conjunto de Voluntárias e Voluntários que prestam com a sua presença e participação, uma meritória acção de humanidade, carinho e amor aos nossos Utentes, em especial aos da Terceira e Quarta Idade.

Este Serviço de Voluntariado da Misericórdia de Gaia, é atualmente Coordenado pela Dra. Dália Esteves, e apesar da pandemia do Covid-19, que limitou neste ano de 2020, muito a acção dos nossos Voluntários, registo com muito agrado e satisfação, na qualidade de Mesário do Voluntariado, a manifestação de vontade de mais cidadãos, particularmente jovens que querem ser Voluntários na nossa Instituição.

Também não posso deixar de recordar que todos os cidadãos que integraram no passado e integram atualmente os Órgãos Sociais da Misericórdia de Gaia, (Mesa Administrativa, Mesa da Assembleia-Geral e Conselho Fiscal) foram e são Voluntários na nossa Instituição, ao serviço de uma das mais nobres causas da humanidade, o serviço ao próximo, no plano social e educativo.

Por isso, neste Dia Internacional do Voluntariado, cumpre-nos reconhecer e agradecer a todos os Voluntários da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Gaia, com uma palavra simples e muito portuguesa, OBRIGADO.

O Mesário do Voluntariado,

Dr. Manuel Moreira