Política da Qualidade
MISSÃO
Atuar de forma dinâmica e empreendedora na comunidade envolvente, ao proporcionar um conjunto de serviços de ação social com valor para o utente, personalizados e humanizados.
Garantir o equilíbrio financeiro da Instituição para assegurar a continuidade da sua ação social.
A nossa organização assenta nos VALORES de:
- Honestidade, Rigor e Transparência na forma de atuação
- Confidencialidade, Privacidade, Sigilo e Integridade na relação com o utente
- Lealdade, Urbanidade e Espírito de Equipa na sua conduta interna e
- Integra a Responsabilidade Social como um dever moral e cívico.
VISÃO
Potenciar a imagem de uma instituição atenta à evolução do setor social e pioneira na inovação, ao antever respostas sociais que vão para além da satisfação das necessidades e expectativas dos seus utentes.
Perante os parceiros sociais, dotar a Instituição de uma gestão sustentável, reconhecida na eficácia dos serviços prestados e na garantia de uma utilização eficiente dos seus recursos.
POLÍTICA DA QUALIDADE
Consequente com a sua missão, a Mesa Administrativa adota o Sistema de Gestão da Qualidade e incorpora-o na sua cultura, no cumprimento dos seus objetivos, ao comprometer e envolver todos os colaboradores da instituição.
O Sistema de Gestão da Qualidade será o instrumento de concretização e melhoria continua dos níveis de qualidade do serviço a prestar aos seus utentes, familiares e comunidade, seguindo as ORIENTAÇÕES:
Parceiros Sociais/ Parcerias:
Estabelecer relações de confiança de longo prazo, mutuamente benéficas, com os nossos parceiros, integrando e promovendo redes de parcerias ativas que permitam gerar sinergias na atividade da instituição.
Inovação, Notoriedade e Imagem:
Orientar a gestão da instituição para uma cultura de modernização e inovação como estratégia para a sua notoriedade. Intensificar os mecanismos de divulgação da sua imagem no exterior.
Competências:
Equipar a instituição dos melhores profissionais, fomentando o seu desenvolvimento pessoal e a sua valorização profissional.
Fornecedores:
Avaliar os nossos fornecedores na adequação das suas soluções às nossas solicitações de qualidade, para que possam ser facilitadores da melhoria da nossa capacidade de resposta.
Utentes/ Potenciais Utentes:
Agir proativamente no conhecimento das necessidades e expectativas atuais e futuras dos nossos utentes, prestando-lhes serviços qualificados e no respeito pelos seus valores fundamentais. Intervir na comunidade envolvente através da procura sistemática de potenciais utentes e da avaliação permanente das suas reais necessidades.
Informação e Comunicação:
Assegurar para que a qualidade da comunicação interna gere informação verdadeira, fazendo uso das modernas tecnologias de informação e comunicação.
Partes Interessadas:
Privilegiar a comunicação com todas as partes interessadas por forma a desenvolver a sua participação na nossa instituição. Informar de forma responsável e transparente os utentes/famílias, parceiros, financiadores e comunidade.
Valores e Ética:
Assumir por todos os colaboradores regras de conduta ética, de respeito da dignidade humana e de bem servir o utente. Fazer cumprir o Código de Ética e Conduta da instituição na sua relação com todas as partes interessadas.
Legislação e Conformidade:
Assegurar a conformidade com os requisitos normativos e técnicos e cumprir a legislação e regulamentação aplicável aos processos, atividades e serviços desenvolvidos pela instituição.
Sustentabilidade:
Prosseguir com as linhas estratégicas definidas, as quais visam a obtenção da melhoria dos resultados operacionais, por forma a que o funcionamento da instituição atinja e garanta níveis de sustentabilidade económica e financeira consequentes com a sua missão.
Aprovado por unanimidade em reunião da Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Gaia, de 3 de outubro de 2024.