Instituição

Política da Qualidade

Política da Qualidade

MISSÃO

Atuar de forma dinâmica e empreendedora na comunidade envolvente, ao proporcionar um conjunto de serviços de ação social com valor para o utente, personalizados e humanizados.

Garantir o equilíbrio financeiro da Instituição para assegurar a continuidade da sua ação social.

A nossa organização assenta nos VALORES de:

- Honestidade, Rigor e Transparência na forma de atuação

- Confidencialidade, Privacidade, Sigilo e Integridade na relação com o utente

- Lealdade, Urbanidade e Espírito de Equipa na sua conduta interna e

- Integra a Responsabilidade Social como um dever moral e cívico.

VISÃO

Potenciar a imagem de uma instituição atenta à evolução do setor social e pioneira na inovação, ao antever respostas sociais que vão para além da satisfação das necessidades e expectativas dos seus utentes.

Perante os parceiros sociais, dotar a Instituição de uma gestão sustentável, reconhecida na eficácia dos serviços prestados e na garantia de uma utilização eficiente dos seus recursos.

POLÍTICA DA QUALIDADE

Consequente com a sua missão, a Mesa Administrativa adota o Sistema de Gestão da Qualidade e incorpora-o na sua cultura, no cumprimento dos seus objetivos, ao comprometer e envolver todos os colaboradores da instituição.

O Sistema de Gestão da Qualidade será o instrumento de concretização e melhoria continua dos níveis de qualidade do serviço a prestar aos seus utentes, familiares e comunidade, seguindo as ORIENTAÇÕES:

Parceiros Sociais/ Parcerias:

Estabelecer relações de confiança de longo prazo, mutuamente benéficas, com os nossos parceiros, integrando e promovendo redes de parcerias ativas que permitam gerar sinergias na atividade da instituição.

Inovação, Notoriedade e Imagem:

Orientar a gestão da instituição para uma cultura de modernização e inovação como estratégia para a sua notoriedade. Intensificar os mecanismos de divulgação da sua imagem no exterior.

Competências:

Equipar a instituição dos melhores profissionais, fomentando o seu desenvolvimento pessoal e a sua valorização profissional.

Fornecedores:

Avaliar os nossos fornecedores na adequação das suas soluções às nossas solicitações de qualidade, para que possam ser facilitadores da melhoria da nossa capacidade de resposta.

Utentes/ Potenciais Utentes:

Agir proativamente no conhecimento das necessidades e expectativas atuais e futuras dos nossos utentes, prestando-lhes serviços qualificados e no respeito pelos seus valores fundamentais. Intervir na comunidade envolvente através da procura sistemática de potenciais utentes e da avaliação permanente das suas reais necessidades.

Informação e Comunicação:

Assegurar para que a qualidade da comunicação interna gere informação verdadeira, fazendo uso das modernas tecnologias de informação e comunicação.

Partes Interessadas:

Privilegiar a comunicação com todas as partes interessadas por forma a desenvolver a sua participação na nossa instituição. Informar de forma responsável e transparente os utentes/famílias, parceiros, financiadores e comunidade.

Valores e Ética:

Assumir por todos os colaboradores regras de conduta ética, de respeito da dignidade humana e de bem servir o utente. Fazer cumprir o Código de Ética e Conduta da instituição na sua relação com todas as partes interessadas.

Legislação e Conformidade:

Assegurar a conformidade com os requisitos normativos e técnicos e cumprir a legislação e regulamentação aplicável aos processos, atividades e serviços desenvolvidos pela instituição.

Sustentabilidade:

Prosseguir com as linhas estratégicas definidas, as quais visam a obtenção da melhoria dos resultados operacionais, por forma a que o funcionamento da instituição atinja e garanta níveis de sustentabilidade económica e financeira consequentes com a sua missão.

Aprovado por unanimidade em reunião da Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Gaia, de 3 de outubro de 2024.